Do Ponto de vista Medicinal, os componentes mais interessantes do limão são os não nutritivos, isto é, que são conhecidas por substâncias acompanhantes ou Elementos Fitoquímicos. Resumindo, trata-se de substâncias carentes de algumas calorias, que não são nem vitaminas e nem sais minerais, pelo que não podem ser classificadas como nutrientes.
Terpenos: Trata-se das substâncias responsáveis pelo aroma peculiar dos cítricos. Localizar-se principalmente na casca. Apesar de o limão aja em todo o organismo, o foco principal de suas ações medicinais derivam especialmente de seus efeitos sobre o sangue:
- Depurativo: facilita a eliminação das substâncias tóxicas do sangue;
- Fluidificante: evita trombose;
- Antianêmico: aumenta absorção do ferro.
Consequentemente, seu uso medicinal é recomendado nos seguintes casos:
- Afecções circulatórias: Os nutrientes do limão reforçam a parede dos vasos capilares, conferem maior elasticidade às artérias e evitam a tendência excessiva do sangue coagular e formar trombos.
- Infecções: Por ser rico em Vitamina C e em elementos fitoquímicos, o limão expande as defesas do organismo com finalidade de lutar contra as infecções.
- Anticancerígeno: Como já foi apresentado no vídeo, o d-limoneno, um terpeno aromático que se encontra no limão, especificamente está contigo na casca, tem demonstrado capacidade de neutralizar certas substâncias cancerígenas.
No entanto, esse post é um breve retrato de toda a sua capacidade medicinal existente, nesta fruta conhecida como Limão. Veja também outros Alimentos Medicinais que pode proporcionar a ter uma alimentação saudável e uma melhor qualidade de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário