![]() | ![]() |
CIRROSE é uma doença crônica grave, na qual são destruídas de forma permanente todas as células contidas em nosso corpo conhecidas como células hepáticas e essa células são substituídas por tecido fibroso que, ao proliferar, impede a passagem de sangue através do fígado. E isso traz consequências graves ao nosso organismo.
- Traz aumento da pressão no sistema venoso portal, que recolhe o sangue do intestino.
- A deterioração das funções desintoxicadoras ao fígado.
Entretanto, este é um breve resumo do que pode acontecer com você e consequentemente para seu organismo com essa doença, além de outros fatores que deve ser levados em consideração.
E como sabemos a alimentação é fator primordial para nossa sobrevivência e precisamos ter cuidados ao que ingerimos para fortalecer a nossa saúde. E você que esta lendo este artigo agora, pode conhecer alguns alimentos que podem ajudar a minimizar essa doença que afeta milhões de pessoas ao todo mundo.
A maioria das pessoas tem breve conhecimento dos nutrientes que os alimentos possuem, alguns conhecem e outros não sabem exatamente qual deles possa ou não a ser ingeridos. Mas de maneira geral sabemos que os alimentos possuem alguns tipos de nutrientes. Então, conheça alguns alimentos que pode minimizar as consequências da cirrose, enquanto outros podem agravar e pode acabar causando falências completa para o nosso fígado. As bebidas alcoólicas e as proteínas de origem animal, junto com a gordura, são os nutrientes mais nocivos e precisamos ficar em alerta em caso da cirrose.
Aqui estão listados alguns desses alimentos:
AUMENTAR
- Carboidratos ( os carboidratos complexos, como o amido, constituem o nutriente que o figado doente pode metabolizar mais facilmente)
- Vitamina B
- Frutas
- Hortaliças
- Alcachofra
- Maça
- Uva
- Nêspera
- Banana
- Morango
- Cebola
REDUZIR OU ELIMINAR
- Bebidas alcoólicas
- Gorduras
- Sódio
- Carne
- Queijos curados
- Lácteos
Nenhum comentário:
Postar um comentário